Objetivos de aprendizagem

Tive a oportunidade de cursar uma especialização em Design Instrucional pela UNIFEI (Universidade Federal de Itajubá). Tomei conhecimento do curso por intermédio de um amigo, o Professor Paulo Gumiero, que conheci no período em que trabalhei na Diretoria de Ensino de Mauá. O Paulo já era aluno do curso e foi ele quem me explicou o que era Design Instrucional, que o curso era “gratuito” (coloco entre aspas,porque apesar de não haver cobrança de mensalidades, por se tratar de uma universidade federal, e cobrar apenas taxas de matrícula para a própria manutenção, devemos nos lembrar que as universidades públicas são mantidas com dinheiro dos impostos pagos pelos cidadãos), como era o processo de seleção etc.

Pois bem, uma das coisas que mais se fala no curso de Design Instrucional é que, quando um professor prepara uma atividade para avaliar se os alunos aprenderam mesmo o que foi ensinado, essa atividade deve ter objetivos claros, ou seja, deve ficar bem claro o que se espera que o aluno seja capaz de fazer. No segundo episódio da primeira temporada do seriado cômico The Community, ambientado numa universidade não muito conceituada, o professor de Espanhol pede uma atividade em dupla, na qual os alunos devem apresentar diálogos breves empregando algumas expressões básicas que eles aprenderam em determinada unidade do livro. Tratava-se de uma atividade simples que permitiria ao professor avaliar rapidamente se os alunos aprenderam ou não. Pois bem, um dos alunos, interpretado pelo excelente comediante Chevy Chase ( que interpreta o aluno mais velho da turma, um sujeito que se divorciou sete vezes) acaba “viajando na maionese” e em vez de um diálogo breve elabora um “épico” no qual fica claro que nenhum dos objetivos de aprendizagem foi alcançado. A apresentação é hilariante. Confira no vídeo a seguir:

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