Perdi minha senha do Gmail e o suporte da Google é uma piada

Recentemente, fiz a besteira de trocar a minha senha do Gmail por uma relativamente mais segura. Foi aí que os problemas começaram! Mesmo sem o caps lock estar ativado e mesmo digitando a senha que estava salva no Chrome, eu não conseguia acessar a minha caixa de mensagens do Gmail. Para piorar, a Google inventou um esquema de segurança que é tão seguro, mas tão seguro, que impede o usuário de acessar a própria conta.

Ao solicitar a nova senha, opções como enviar a minha senha para o meu outro endereço de e-mail (que consta no meu cadastro no Gmail) e para o meu número de celular (que também consta no meu cadastro no Gmail) não estavam disponíveis! Ou seja, até apareciam essas opções, mas elas estavam DESABILITADAS. As únicas perguntas feitas pelo sistema eram qual a última senha que eu me lembrava e em qual ano e mês criei a conta. Francamente, como é que vou me lembrar do mês e ano exatos de uma conta que deve ter sido criada por volta de 2012?

Resultado, na minha outra conta de e-mail (que não é do Gmail) só recebi respostas automáticas do Google, dizendo que as informações que havia fornecido não eram suficientes para localizar minha conta e ter certeza de que eu era eu mesmo. Isso mesmo tendo fornecido na minha solicitação informações como meu número de IP, hora e data da última vez que acessei a conta, nomes ou endereços de alguns contatos etc. Depois, recebi um convite para avaliar a qualidade do suporte da Google! Fiz a tal avaliação, assinalando “totalmente insatisfeito” em todas as opções e comentei que achei o serviço “uma bosta”, o que até chega a ser um elogio, pois pelo menos a bosta serve para adubo, enquanto o suporte deles me foi totalmente inútil.Enfim, os caras bolaram um sistema de segurança que certamente não deve ser tão seguro assim contra invasores de verdade, e que só acaba funcionando contra os próprios usuários. Poizé, perdi um monte de arquivos que estavam no Google Drive. O prejuízo só não foi maior porque, felizmente, eu pude alterar o e-mail de contato para outros serviços que utilizo como o DevianArt, por exemplo. Só estou postando este texto para fazer a merecida publicidade negativa que eles merecem por um suporte que não funciona.

suporte

Deixe um comentário

