Vendendo cartuns

Demorei para fazer nova postagem neste blog porque, entre outras coisas, estava ocupado preparando cartuns para o Cartoon Stock, o site de uma agência britânica que vende cartuns para mídia impressa, sites e empresas. O Cartoon Stock funciona parecido com esses syndicates que distribuem tiras para jornais do mundo inteiro, pois o mesmo cartum pode ser vendido para diferentes clientes e publicado em diferentes lugares. Por sua vez, os cartunistas recebem uma pequena comissão por cada vez que um cartum é vendido. Na verdade, pode até demorar meses para que o cartunista veja algum dinheiro. Apesar disso, o Cartoon Stock tem fama de pagar pontualmente seus colaboradores e os deixa informados quanto às vendas de cada trabalho. Além disso, o Cartoon Stock promove descontos nos preços de cartuns que estão encalhados.

Descobri o Cartoon Stock por meio de Karsten Schley um cartunista alemão que conheci no Linkedin. Desenhei quatro cartuns na mesa digitalizadora e os mandei para o Cartoon Stock. Logo recebi uma resposta do editor dizendo que havia gostado dos conceitos e dos desenhos, mas que o inglês das legendas não soava com algo dito por alguém que tivesse o inglês como língua nativa. Pedi ajuda à minha amiga Jeanne Minozzo Aragão, que hoje reside no Canadá, onde trabalha como tecnhical writer, ou seja, ela escreve manuais e outros textos com instruções. Demonstrando muito boa vontade, a Jeanne revisou e reescreveu os textos que havia feito e também traduziu do português para  o inglês outros cartuns que criei.

Aqui no blog estarei postando apenas os esboços para esses cartuns ou os desenhos sem as respectivas legendas.

 

Quem quiser ver cada cartum na sua versão final, incluindo o texto que acompanha cada desenho, terá que visitar o site do Cartoon Stock.

 

Anúncios

2 comentários sobre “Vendendo cartuns

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s