Paleoarte cartunesca:Alossauro

alossauro_listrado

Um dos meus cartunistas favoritos é o brasileiro Fernando Gonsales, criador da tira Níquel Náusea. Em primeiro lugar porque as tiras dele são realmente engraçadas, sem apelar para um humor grosseiro. Em segundo lugar, porque o traço dele é muito bacana! Mesmo trabalhando em um estilo totalmente “cartunesco”, ele usa referências como fotos ou ilustrações naturalistas para desenhar os animais, pois, cada espécie possui alguma característica ou detalhe peculiar que se você esquecer de colocar no desenho,mesmo que seja caricato, acaba descaracterizando o animal. Por exemplo, tente desenhar um elefante asiático sem as sardas e o formato da cabeça característico, ou desenhar um elefante africano sem as orelhas enormes.

O mesmo princípio se aplica quando se desenha espécies de animais já extintas, como os dinossauros. O desenho que estou postando hoje é uma representação caricata de um alossauro.O Alossauro é uma espécie de dinossauro carnívoro que vive sendo confundida com o Tiranossauro Rex. Tanto que há muitos filmes e desenhos animados antigos onde vemos o que mais parece um alossauro sendo chamado de “tiranossauro”. A confusão faz sentido, já que ambos foram grandes dinossauros bípedes e carnívoros. Entre as diferenças podemos destacar as seguintes: o alossauro era menor que o tiranossauro; o primeiro tinha três garras nos braços, o segundo tinha apenas duas. Além disso, o alossauro viveu numa época anterior ao tiranossauro. Outra diferença é que o alossauro tinha umas calosidades ou pequenos chifres na cabeça, perto dos olhos.

Na elaboração deste desenho foram usados os softwares Artrage Lite e o Gimp.

Quando desenho dinossauros bípedes, faço um esboço que lembra mais ou menos uma avestruz ou uma ema: pernas compridas com garras; braços curtos que lembram asinhas e uma grande mandíbula em forma de bico ou de mala de viagens.Eis o esboço que foi feito no Artrage:

alossauro_listrado_sketch

Depois, adicionei uma segunda camada onde acrescentei os detalhes e as primeiras cores:

alossauro_listrado_first_ink_first_colors

A versão final foi colorizada e retocada no Gimp.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s