Brincando com a mesa digitalizadora: Parte 2

Quando encontro um tempinho, procuro brincar com a mesa digitalizadora. Nem sempre é fácil, pois às vezes tenho que fazer os desenhos com o meu filho no colo. As responsabilidades de pai são prioridade número um. Hobby e até assuntos profissionais ficam em segundo ou terceiro plano.

Eis alguns exercícios de desenho que fiz. Aprender a desenhar na mesa digitalizadora lembra bastante as primeiras aulas de caligrafia no primário.

Esté é um desenho que fiz da Honi, a filha do Hagar, o divertido viking desenhado por Dik Browne. O estilo do Browne é funcional e ao mesmo tempo bonito. Limpo e com algumas hachuras. Li em algum lugar que essas hachuras que aparecem nas tiras do Hagar foram ideia do Chris Browne, filho do Dik, e que acabou assumindo a autoria da tira após a morte do pai. O Chris teria resolvido acrescentar essas hachuras por influência dos desenhos do Robert Crumb, o autor de quadrinhos underground.

honi

O desenho acima da Honi eu desenhei usando o ArtRage Lite. Antes de usar a ferramenta bico-de-pena, fiz um pequeno esboço usando a ferramenta lápis. Faço os esboços a lápis apenas para marcações, dificilmente sigo o esboço a lápis fielmente. O esboço inicial é o que aparece a seguir.

honi_sketch

Também fiz algumas tentativas baseando-me em antigos cartuns do Jack Cole, mais conhecido por ter sido o criador do Homem-Borracha (Plastic Man). O esboço a seguir eu fiz usando a ferramenta lápis do ArtRage Lite.

garota_cole_sketch

A partir do esboço acima, fiz duas versões. Uma é esta em que alguns retoques foram feitos no Paint mesmo.

mulher_cole

Mas, gostei mais da versão a seguir, em que traços feitos com a ferramenta lápis aparecem misturados com outros feitos com as ferramentas pena e pincel. Acho que ficou com mais “cara’ de algo feito no papel.

garota_cole_versao_1

Outro desenho que fiz tentando copiar o Cole foi esse do sujeito engravatado de olho arregalado.

rosto_cole

Uma pequena montagem reunindo as duas figuras no mesmo quadro. O que faz pensar nas possibilidades e aplicações desses recursos na criação de apresentações de slides, ilustrações para cursos, clip art etc.

mulher_e_homem_cole

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s