Com a palavra: Spacca

Numa postagem anterior, comentei sobre minhas breves participações em salões de humor e sobre o caráter “chapa-branca”de muitos desses eventos. Sobre essa postagem, um dos mestres do desenho de humor no Brasil, o chargista, cartunista,quadrinista  e ilustrador Spacca, me mandou uma mensagem de e-mail,cujos trechos reproduzo aqui com a devida autorização dele.
Quanto aos critérios de seleção dos trabalhos que são expostos em salões de humor, Spacca escreveu:
“Eu não diria que ‘salões de humor só premiam os amigos’. Já participei ou vi de perto as votações em alguns salões importantes, e nem sempre ganha o melhor, mas por razões muito diversas: desde um jurado forçar que seu protegido vença, até ser premiado um cartum não tão bom para contentar dois jurados honestos, mas teimosos, que não queriam abrir mão de suas escolhas.
Às vezes, um cartum fraco é premiado a contragosto dos especialistas para contentar um jurado leigo, mas que representa um movimento popular… Tem de tudo.
Porém, honesto ou não, nos salões de humor há um padrão: o filtro ideológico sempre entra em ação e lima o que for muito desviante.”
As afirmações do Spacca são relevantes, pois além de ser um grande artista, é alguém que conhece bem os bastidores tanto dos salões de humor quanto de alguns dos principais órgãos de imprensa do pais.
Para quem deseja conhecer melhor o trabalho do Spacca, basta clicar nos links a seguir:
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s