Nos meus tempos de estudante universitário

Este é um desenho que foi publicado em abril de 1997 no Urubu, Jornal dos Estudantes de História da USP. Um colega de faculdade, Alexandre Bebiano, me perguntou se eu estaria interessado em criar uma ilustração para um artigo que ele havia escrito para o Urubu e daí nasceu este desenho. O que mais gostei é que tive liberdade total na criação. Foi por causa da publicação deste desenho que um outro colega de faculdade, o Rubens Menezes, me convidou para colaborar no  Gibindex, o primeiro site sobre quadrinhos a ganhar um prêmio HQMix.

Na época em que fiz este desenho, eu recebia uma bolsa para trabalhar em uma sala de informática da USP. O que eu ganhava, um salário mínimo, ia quase tudo para pagar as três conduções que eu pegava para chegar na faculdade.

Fiz este desenho do ponto de vista de um estudante e acho que ele ainda é atual no que se refere ao anacronismo que é o ensino ainda praticado em muitas faculdades.Pessoalmente, acho desnecessária a obrigatoriedade do diploma universitário para exercer determinadas profissões e  considero a universidade, salvo honrosas exceções, uma instituição ultrapassada. Concordo em muitos pontos, não necessariamente todos, com a filosofia do movimento UnCollege, sobre o qual você pode encontrar informações no link a seguir:

http://uncollegebrasil.org/o-futuro-da-faculdade/

urubu_ilustracaolicence

Deixe um comentário

