Clip art: para reclamar do nosso sistema tributário abusivo

Já li em algum lugar esta que considero a melhor definição para o sistema tributário brasileiro:  ele segue o sistema “Ingana”, ou seja, os impostos cobrados são da Inglaterra, mas os serviços públicos oferecidos são de Gana. Por isso, essas amostras de clip art que estou compartilhando hoje permanecem atuais, apesar de terem sido feitas há muito tempo.

Quem quiser reproduzir, adaptar ou remixar esses desenhos para reclamar da cobrança abusiva de impostos e má aplicação do chamado “dinheiro público” (que nada mais é do que o suado dinheiro do nosso trabalho) fique à vontade.

Eis um trabalho que fiz em 1994, alguns meses antes do Tetra. Este desenho era pra ilustrar uma cartilha em defesa do imposto único. Infelizmente, esta cartilha não chegou a ser impressa. Na ilustração vemos uma consumidora (e também contribuinte) sendo obrigada a desembolsar ainda mais dinheiro por causa dos impostos embutidos nos preços das mercadorias. Como se vê, nada mudou desde a época  que fiz este desenho. Ou mudou para pior!

cartilha_imposto_de_renda

Outro desenho feito para ilustrar a tal cartilha em defesa do imposto único, que acabou não sendo publicada. A palavra “hollerith” (é como chamamos em São Paulo aquilo que no Rio chamam de contracheque) aparece com a grafia aportuguesada.

cartilha_imposto_de_renda_2

licence

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s