“Oportunidade de trabalho não escolhe hora para aparecer” ou “Quem produz material didático também estuda”

Na semana passada, não postei nenhum texto novo no blog. E por uma boa razão: estava ocupado com um serviço freelance para uma editora de livros didáticos. O prazo era bem apertado, pois a editora queria que eu entregasse tudo no máximo, no sábado (06/06/2015).  E o serviço me foi oferecido na segunda-feira (01/06/2015). Como esse tipo de oportunidade não escolhe hora para aparecer, aceitei o serviço, tendo em mente que quando um (a) editor (a) te procura é porque ele quer que você resolva um problema. E se você resolver o problema, apresentar uma solução, as chances de aparecer mais trabalhos aumentarão.

Por motivos éticos, já que a obra ainda vai ser publicada, não vou revelar aqui o nome da editora. Só vou descrever o serviço, para compartilhar um pouco da minha experiência na elaboração de obras didáticas. Aliás, o serviço me foi oferecido, justamente por causa da indicação de um autor de livros didáticos, para quem tive a oportunidade de elaborar propostas de atividades para os alunos em obras publicadas por outras editoras.

O serviço consistia em elaborar respostas para as questões de um livro didático de História para  alunos  do sexto ano do ensino fundamental. Além das respostas, tive também que redigir comentários para orientar o professor na correção das atividades. No decorrer do trabalho, ainda consegui apontar duas informações equivocadas que apareceram nas legendas de um mapa e de uma foto. E é muito comum, esse tipo de erro aparecer, pois um livro didático trata de muitos temas, e dificilmente um historiador ou professor de História é profundo conhecedor de todos esses temas. Por exemplo, um professor pode entender muito de Segunda Guerra Mundial, mas conhecer pouca coisa sobre o Egito Antigo.

Foi cansativo, trabalhei dia e noite durante o feriado prolongado, mas valeu a pena. Foi uma ótima oportunidade para ajudar na criação de material didático e ainda acabei aprendendo mais sobre alguns temas da História antiga, pois, muitas vezes eu tinha que pesquisar os dados sobre uma imagem inserida em um capítulo, verificar determinada informação etc.

Das quatro unidades do livro, consegui entregar três no sábado. A última só consegui terminar no domingo (07/06/2015), mas deu pra deixar tudinho pronto antes da manhã de segunda-feira. Depois, a editora me perguntou se eu podia sugerir a inserção de alguns textos complementares (trechos de artigos publicados em revistas e  sites etc.). Sugeri alguns.

Gostei muito de fazer esse freelance, mas o duro mesmo foi ter que madrugar na segunda-feira,pois tinha que estar na escola às 07 da manhã para ministrar a primeira aula do dia, justamente, para uma turma do sétimo ano do ensino fundamental.

Quem produz material didático, também acaba estudando e aprendendo durante o processo.Exemplo disso aconteceu no projeto de  livro didático em que estava trabalhando:o nome do rei assírio mostrado na imagem (a figura dele aparece duplicada tal como o reflexo de um espelho) estava escrito ASSURBANÍPAL,o mais conhecido dos reis assírios. No entanto,esta imagem em questão se trata de outro rei assírio: ASSURNASIRPAL II, que é de uma época anterior. Só percebi o equívoco porque a imagem era datada de um período anterior ao nascimento de Assurbanípal. Sem falar que os nomes são parecidos demais, mas vai que o avaliador do MEC é um professor universitário com doutorado justamente em civilizações antigas do Oriente Próximo. Para quem não sabe, os livros didáticos somente são comprados pelo MEC para serem distribuídos nas escolas públicas se forem aprovados em uma avaliação prévia do conteúdo feita por professores universitários.

Relevo representado o rei assírio Assurnasirpal II, cuja figura aparece duplicada, no centro a “árvore da vida” em cujo topo vemos uma divindade mesopotâmica dentro de um círculo.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s