Calvin e Mafalda: o uso de tiras no ensino de Humanidades

De setembro de 2011 a julho de 2013, fui designado para trabalhar no Núcleo Pedagógico (antes chamado de “Oficina Pedagógica”) da Diretoria de Ensino de Mauá. O nome pomposo da minha função era PCOP (Professor Coordenador de Oficina Pedagógica), depois mudado para PCNP (Professor Coordenador de Núcleo Pedagógico. A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (SEESP) adora siglas! Depois disso, fui trabalhar na EFAP, e hoje estou de novo na sala de aula, lecionando para turmas do sexto ano do Ensino Fundamental a turmas do Ensino Médio.

Pois bem, no tempo em que atuei na Diretoria de Ensino, cheguei a preparar uma apresentação para uma orientação técnica para professores de Filosofia. O conteúdo dessa apresentação também pode ser de utilidade para professores de outras disciplinas como História, Geografia, Sociologia e Língua Portuguesa.

Essa apresentação, foi baseada no currículo de Ciências Humanas para o Ensino Médio e  no conteúdo de um livro do meu colega e amigo  Paulo Ramos, professor do departamento de Letras da UNIFESP, e com quem tive o privilégio de ser co-autor em alguns livros sobre quadrinhos. Aproveito para compartilhá-la. Basicamente, procura mostrar que tanto as tiras de Mafalda quanto as de Calvin e Haroldo possuem muito maior relação com o ensino de Humanidades do que algumas pessoas poderiam supor.

Aproveito para compartilhar uma versão desse conteúdo apresentado aos professores de Filosofia das escolas estaduais de Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra:

tiras_amafalda_calvin_filosofia _ensino_medio_ciencias_humanas

Uma outra versão dessa apresentação também está disponível no Emaze:

https://app.emaze.com/@AOROZOWO/tiras_mafalda_calvin_filosofiapptx-copy1

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s