Quadrinhos na luta contra a AIDS

Esta postagem pretende chamar a atenção para dois aspectos. O primeiro é o potencial dos quadrinhos como material instrucional ou para campanhas de conscientização. O segundo é que o design instrucional é anterior ao advento da Internet e pode ser aplicado também na mídia impressa.

Em 1993, pouco antes que o mundo conhecesse o primeiro “coquetel” capaz de aumentar a estimativa e qualidade de vida dos indivíduos soropositivos, o roteirista britânico Neil Gaiman, criador de “Sandman” escreveu uma história em quadrinhos de seis páginas que foi desenhada pelo artista inglês Dave McKean. Essa HQ foi veiculada  em algumas revistas do selo Vertigo ( a linha de quadrinhos adultos da DC Comics) e trazia  a personagem Morte, a irmã de Sandman, desenhada mais ou menos à imagem e semelhança da vocalista da banda “Sioux and the Banshees”, ensinando como se prevenir do vírus HIV. A HQ intitulada Death Talks About Life (“Morte fala sobre vida”) também contava com a participação do detetive do sobrenatural, John Constantine, desenhado à imagem e semelhança do cantor Sting.

death_constantine

A HQ acabou sendo depois republicada na forma de um panfleto de oito páginas distribuído em escolas públicas dos Estados Unidos. No Brasil, essa HQ foi publicada pela Editora Globo no número 55 da revista Sandman (maio de 1996)  e republicada em Morte, uma coletânea lançada pela Editora Conrad em setembro de 2006.

O mais interessante dessa HQ é que o autor conseguiu tratar um tema tão difícil de maneira franca, direta e ao mesmo tempo sutil, sem apelar para vulgaridades. Vale a pena conferir.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s